ALIMENTAÇÃO


Alimentação Saudável

Entrevista com Dra. Daniela Santos


Alunos - 1. Em que consiste uma alimentação saudável?
            Dr.ª. Daniela Santos - A alimentação é a ingestão de alimentos que fornecem os nutrientes necessários ao organismo.
Uma alimentação saudável deve ser: completa, comer alimentos de cada grupo da roda dos alimentos e beber água diariamente; equilibrada, comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menos quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado e variada, comer alimentos diferentes de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

            Alunos - 2.Algumas dicas para uma alimentação/estilo de vida saudável.

            Dr.ª Daniela Santos - Para uma alimentação correcta devemos consumir 2 a 3 doses de leguminosas, de carne ou de peixe diariamente, preferir carnes magras a carnes gordas e comer mais refeições de peixe; comer diariamente 2 a 3 peças de fruta; ingerir cerca de 1,5 l de água; fazer cerca de 6 refeições diárias e deixar apenas intervalos de 2 a 3 horas entre as refeições; evitar os doces, salgados e comidas gordurosas, comer mais à base de grelhados e cozidos; consumir diariamente 3 a 5 doses de vegetais, os legumes, verduras e frutas são mais ricos em fibra que vão aumentar a saciedade; consumir diariamente 2 a 3 doses de leite ou derivados; consumir de 5 a 6 doses de farináceos como: o pão, cereais integrais, massa e arroz; e principalmente nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço.
Para ter um estilo de vida saudável é preciso juntar uma alimentação saudável a uma prática de exercício físico.

            Alunos - 3.Quais os principais motivos que contribuem para a obesidade?
           
            Dr.ª Daniela Santos - São várias as razões que levam as pessoas à obesidade. Esta, por vezes, surge devido a transtornos emocionais ou ao aparecimento de alguma doença. No geral, pessoas sem nenhum problema clínico chegam à obesidade porque não ingerem as quantidades necessárias de água e não ligam às porções da roda ou da pirâmide dos alimentos, comem poucas vezes ao dia, mas em maior quantidade. O fast-food veio aumentar a percentagem de adolescentes com excesso de peso.

            Alunos - 4.Quais as consequências do excesso de peso?
           
Dr.ª Daniela Santos - São inúmeras as consequências: a obesidade; o colesterol elevado; problemas cardíacos; hipertensão, diabetes; problemas de ossos e articulações, cansaço, dores nas pernas, acne, cáries dentárias. Mas temos de ter em conta que a maioria das doenças relacionadas com o excesso de peso surge de uma alimentação incorrecta.

            Alunos - 5.Quais os motivos que levam alguns jovens a serem extremamente magros
                              apesar de comerem o considerado normal ou por vezes em demasia?

Dr.ª Daniela Santos - Primeiro que tudo é preciso perceber o porquê de serem magros, é preciso perceber se a própria constituição física é magra ou se emagreceram muito de repente. O emagrecimento sem causa aparente deve ser investigado, pois pode ter surgido de alguma doença que ainda não se tenha manifestado completamente como: diabetes; hipertiroidismo, doenças infecciosas ou algum distúrbio emocional. Muitas vezes, os jovens e os adultos compensam problemas emocionais não comendo. A dieta hipercalórica ou hiperproteica é a mais indicada em caso de magreza extrema. Têm de comer várias vezes ao dia e mais à base de carnes magras e hidratos de carbono complexos (massa, arroz, cereais integrais, de preferência), de absorção mais lenta. A dieta alimentar de aumento de peso rege-se pelos mesmos parâmetros de uma dieta de emagrecimento, mas come-se em maior quantidade dependendo da pessoa em questão. A realização de exercício de força é importante para uma pessoa que tenha como objectivo aumentar de peso, ou seja, um treino de musculação vai definir o músculo e sucessivamente aumentar de peso. O músculo é mais pesado do que a gordura. É muito importante considerar a fase de vida em que a pessoa se encontra, pois em fase de crescimento é normal o jovem ser mais magro.

            Alunos - 6.Quais são as principais perturbações alimentares que afectam os jovens?
                              Quais as características dessas perturbações?

            Dr.ª Daniela Santos - As principais perturbações alimentares que afectam os jovens são: anorexia e bulimia nervosas. A anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual leva a pessoa a querer perder peso sem ter em atenção como o perde. É uma doença que acontece maioritariamente entre os 12 e os 20 anos, podendo mesmo levar à morte por desnutrição. Pessoas que sofram de anorexia nervosa olham-se ao espelho e acham-se sempre gordas mesmo que estejam extremamente magras; comem em segredo; sofrem de depressão, irritabilidade e ansiedade; e isolam-se de amigos e família. Este transtorno alimentar pode desenvolver-se por factores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Estes casos são tratados por uma equipa multidisciplinar: psiquiatra; psicólogo; nutricionista; clínico e em casos de jovens também o pediatra. A bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, seguidos por métodos compensatórios tais como, vómitos induzidos, uso de laxantes, exercício físico excessivo como forma de evitar o ganho de peso. Na bulimia pode não haver perda de peso. Dores musculares, vómitos com sangue e desidratação podem ser alguns dos efeitos sentidos por pessoas que sofrem desta doença. A abordagem multidisciplinar é a mais adequada no tratamento da bulimia nervosa, incluindo psicoterapia individual ou em grupo, farmocoterapia e abordagem nutricional em nível ambulatório.

            Alunos - 7.Quais os principais malefícios causados por um excesso de alimentação à
                              base de fast-food?

Dr.ª Daniela Santos - Os principais malefícios são as consequências do excesso de peso que falei acima, sendo um dos principais motivos para a obesidade.

            Alunos - 8.Qual o motivo que leva  uma pessoa que perdeu peso a recuperá-lo
                              rapidamente, quando volta a fazer uma alimentação “normal”?

Dr.ª Daniela Santos -            Quando se faz uma dieta de emagrecimento a nossa alimentação tem de ser normal, ou seja, uma alimentação saudável. Para obtermos perda de peso é necessário consumir menos calorias do que as que gastamos, devendo fazer uma dieta hipocalórica. Depois do processo de emagrecimento devemos procurar fazer um plano de manutenção, onde vai voltar a ingerir as mesmas calorias que gasta normalmente de forma a não haver nem aumento nem perda de peso. O que acontece maioritariamente é que as pessoas fazem dietas bastante restritivas e quando chegam ao peso que tinham em mente deixam de fazer uma alimentação saudável, aumentando o nível calórico ingerido e voltando a comer gorduras e açúcares diariamente. Logo, dá-se um aumento de peso. Para iniciar um processo de manutenção é necessário que o seu peso se mantenha estável durante pelo menos um mês para garantir que não vão haver aumentos. O resto está na cabeça de cada um, manter a mesma alimentação ou voltar a cometer excessos.

            Alunos - 9.Alguns jovens seguem um tipo de alimentação vegetariana. Será este tipo de
                           alimentação o mais apropriado?

Dr.ª Daniela Santos - O importante numa dieta vegetariana é a variedade. Uma dieta vegetariana saudável deverá incluir fruta, uma variedade muito grande de legumes e vegetais, leguminosas, produtos integrais, sementes e frutos secos. Alguns vegetarianos optam por comer também produtos lácteos e/ou ovos. Alguns dos problemas de carências advêm da falta de proteína, cálcio, ferro e vitamina B12. Os produtos lácteos e derivados são bastante ricos em proteína, mas também as leguminosas, os cereais, o pão integral, as nozes, a manteiga de amendoim, o tofu e o leite de soja são boas fontes proteicas. O cálcio pode ser encontrado no leite de soja fortificado com cálcio, o tofu processado com sulfato de cálcio, os vegetais de folha verde, a manteiga de amendoim e o sumo de laranja. Para aumentarmos a absorção da quantidade de ferro numa refeição é necessário acompanhar com alguns alimentos ricos em vitamina C, por exemplo: tomates, brócolos e sumo de laranja. Os alimentos ricos em ferro incluem: brócolos, melância, uvas, passas, espinafres, grão-de-bico e feijão. Apenas os jovens que também não consomem produtos lácteos podem necessitar de suplemento de vitamina B12. Sendo que alguns leites de soja fortificados e cereais contêm Vitamina B12. Logo, se houver uma alimentação variada pode ser um estilo vida, mas sempre tendo atenção às quantidades dos nutrientes ingeridos.




Dra. Daniela Santos - Licenciada em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar. Presta aconselhamento alimentar na Naturhouse de Portimão.

Entrevista realizada pelos alunos:
António Carrajola, Jorge Costa, Paulo Correia, Ruben Pereira, José Trindade do curso de Ciências e Tecnologias do 12ºC da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.